De: Cliente
Para: Recepcionista
Assunto: Cuidando da aparência, da
higiene e do vestir
Prezada
Laura,
Não
sei se você está amando ou odiando esta minha intromissão em seu trabalho, mas
é que me preocupo com você e principalmente com todas as pessoas que atende. Se você já soubesse de algumas coisinhas essenciais para um bom
atendimento teria sido atenciosa no primeiro contato e evitado toda aquela
confusão com a acetona e tudo mais. Aquilo estragou sua aparência, desvalorizou
o seu produto, que é seu ganha-pão, e ainda por cima deixou uma má impressão
sobre a empresa que é o seu ambiente de trabalho e meio de garantir sua
subsistência. Mas espero que isso esteja mudando.
Toda empresa
tem uma estratégia de marketing para promover sua marca e valorizar o seu
produto e, obviamente, vender e lucrar no final. Com uma profissional não é
diferente. Tem muita gente por aí pensando que trabalhar é só executar
determinadas tarefas. Já pensou se o trabalho de uma cantora fosse só cantar?
Mas não é. Você já reparou quanta coisa ela faz além de cantar? Ela cria um
figurino de acordo com sua personalidade, um corte de cabelo, uma maneira de
falar e até leva na memória um mini currículo, com seu esporte preferido, o
livro que está lendo, o filme que mais gostou etc. Sempre pode aparecer uma
oportunidade de ser entrevistada e seu nome aparecer na mídia.
Você não é
diferente de uma artista. Até quem canta bem precisa investir muito na própria
imagem, pois sabe que isso ajudará a encantar seus fãs. Você não tem fãs, mas
clientes, mas mesmo assim deve procurar desenvolver um bom marketing pessoal
para que essas pessoas se sintam bem na sua presença. É importante cuidar da
higiene pessoal e estar sempre com um perfume discreto. Eu disse discreto, pois
algum cliente pode ser alérgico, e você não irá querer alguém espirrando sem
parar na sala de espera, não é mesmo? Aplique uma maquiagem leve, suficiente
apenas para acentuar seus traços, e evite roupas colantes ou muito decotadas.
Estas podem ficar bem em outra hora e lugar, mas não durante o horário de
atendimento ao cliente.
Algumas
empresas exigem o uso de uniforme para recepcionistas, atendentes, balconistas
e até secretárias. Isto ajuda você a se manter sempre elegante sem precisar
investir muito em roupas novas. Mas é importante que o uniforme esteja limpo e
bem passado. Ah, e antes que eu me esqueça, sempre que possível mantenha os
cabelos presos. Sim, dá uma impressão de higiene e cuidado, além de certa
uniformidade quando há mais de uma colaboradora trabalhando no atendimento.
Você já reparou como as comissárias de bordo, que antigamente eram chamadas de
aeromoças, usam os cabelos presos? E elas estão sempre elegantes e passam uma
imagem excelente, de si mesmas e das companhias para as quais trabalham.
Nossa! São
tantas coisas que se eu fizer uma lista aqui vai ficar enorme! Então vou
resumir tudo numa só palavra: bom senso. Espero que você esteja gostando da
forma como está sendo tratada por este cliente. Seu cliente gostará se você
tratá-lo bem e encontrar em você uma profissional com uma imagem impecável de
simpatia, aparência bem cuidada e boa educação. Seja uma artista. E faça da
sala de espera o seu palco para valorizar seu ambiente de trabalho.
Até mais,
Seu amigo
Cliente.
*****
Anexo: Dicas de um bom atendimento
- Faça uma autoanálise de tudo o que poderia estar passando uma imagem negativa a clientes e colegas. Faça o mesmo com seu ambiente de trabalho, procurando analisar tudo do ponto de vista do cliente. E mude o que tiver que mudar, começando por você.
- Procure desenvolver seu próprio estilo -- um estilo simpático, agradável e charmoso. Se a empresa adota o uso de uniformes, mantenha o seu sempre limpo e passado. Se você trabalha com roupa própria, separe as roupas que estiverem de acordo com seu trabalho, evitando tudo que possa escandalizar seus clientes.
- Lembre-se de manter um padrão de maquiagem, perfume e roupas que revele aos clientes que você é uma pessoa caprichosa no que faz. Pelo seu modo de vestir, pelo seu penteado e até pelo perfume que usa, você estará comunicando muito de seu temperamento, caráter e disposição em atender.
- Cuide bem de sua imagem pessoal, aparência e higiene do corpo e das roupas. Lembre-se também de vestir-se de pontualidade e iniciativa, para estar sempre disponível para seus clientes.
*****
Você pode contratar o conteúdo deste blog em forma de palestras, workshops ou treinamentos para eventos ou grupos in company (não disponível individualmente). Visite a página contendo uma descrição do tema em "Qualidade no Atendimento em Consultórios Médicos" ou entre agora mesmo em contato pelo email contato@mariopersona.com.br
|
0 comentários:
Postar um comentário