Meu nono dia


Querida amiga,
Quando é dia de limpeza no consultório a Dona Brilha chega logo cedo e já começa a limpar, esfregar e lustrar tudo o que vê pela frente. Eu e ela pouco conversávamos, mas aquilo já tinha começado a mudar. Descobri que precisava aprender alguma coisa aí também...
*****


-- Clíni...
-- Ahá! Fui mais rápido!
-- Oi, hããnnnn... espere um minuto...
[DONA BRILHAAAAAA!! O que a senhora está fazendo com a Doutora Tííííbia?! Ela trabalha aqui, Dona Brilhaaaa! Deixa a doutora em paz!]
-- Desculpe, estou de volta, precisei resolver um probleminha aqui.
-- Probleminha?
-- É, a Dona Brilha, a mulher da limpeza. Dá pra acreditar? Ela expulsou a Doutora Tíbia da própria sala. Disse que cliente não tem nada que sentar na cadeira do médico!
-- Como assim... a Dona Brilha não sabia quem era a Doutora Tíbia?!
-- Não fazia a menor ideia. Pode uma coisa dessas? A mulher quase tira a doutora da própria cadeira no tapa!
-- Já vi que vocês merecem nota zero em endomarketing.
-- Xi, lá vem você com nome de remédio...
-- Não é nome de remédio não, é marketing como o que já conversamos. O marketing é feito para fora. O endomarketing, para dentro.
-- Um assopra e o outro aspira, é assim? Hi hi hi hi...
-- Mais ou menos. Na verdade marketing é o conjunto de ações que você faz para fora, para seu público externo, e o endomarketing é o marketing que faz para dentro, para o seu público interno.
-- Mas o que isso tem a ver com a Dona Brilha?
-- Se ela nem sabia quem era a Doutora Tíbia, e muito menos que a doutora iria trabalhar aí, houve uma falha muito grande em sua comunicação e na divulgação da notícia.
-- Ué, se eu sabia ela deveria saber...
-- Não é tão simples assim. O endomarketing serve justamente para colocar todos os colaboradores de uma empresa alinhados, trabalhando com um mesmo objetivo. Para isso eles precisam de informação. Se ninguém disser a eles qual o objetivo que devem atingir, quais as pessoas envolvidas, as falhas que existem, as soluções disponíveis etc., como irão descobrir.
-- É mesmo... como irão descobrir?
-- Criando um bom sistema de comunicação interna. Aí todos sabem quem são os colaboradores, o que estão fazendo ali, quais os objetivos da empresa. Comunicar é PRI-O-RI-DA-DE!
-- Se eu tiver uma filha vai se chamar “Prioridade”.
-- Ah, Laura, você não vai começar com brincadeiras, vai?
-- Tudo bem, eu prometo me comportar.
-- Então comece a pensar em como melhorar a comunicação interna até nossa próxima conversa, está bem?
-- Sim. Depois a gente conversa.
-- Tchau.
-- Tchau... [Dona Brilhaaaa! Precisamos conversaaaaar.]
*****
Acho que já dá deu para você perceber que tivemos mudanças na comunicação interna, no relacionamento entre os colaboradores, no endomarketing. Eu estava decidida a transformar o consultório em um modelo de atendimento, coisa de primeiro mundo.
*****

Você pode contratar o conteúdo deste blog em forma de palestras, workshops ou treinamentos para eventos ou grupos in company (não disponível individualmente). Visite a página contendo uma descrição do tema em "Qualidade no Atendimento em Consultórios Médicos" ou entre agora mesmo em contato pelo email contato@mariopersona.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

As 10+