Querida
amiga,
Quando
é dia de limpeza no consultório a Dona Brilha chega logo cedo e já começa a
limpar, esfregar e lustrar tudo o que vê pela frente. Eu e ela pouco
conversávamos, mas aquilo já tinha começado a mudar. Descobri que precisava
aprender alguma coisa aí também...
*****
-- Clíni...
-- Ahá! Fui mais rápido!
-- Oi, hããnnnn... espere um
minuto...
[DONA
BRILHAAAAAA!! O que a senhora está fazendo com a Doutora Tííííbia?! Ela
trabalha aqui, Dona Brilhaaaa! Deixa a doutora em paz!]
-- Desculpe, estou de volta,
precisei resolver um probleminha aqui.
-- Probleminha?
-- É, a Dona Brilha, a mulher
da limpeza. Dá pra acreditar? Ela expulsou a Doutora Tíbia da própria sala.
Disse que cliente não tem nada que sentar na cadeira do médico!
-- Como assim... a Dona Brilha
não sabia quem era a Doutora Tíbia?!
-- Não fazia a menor ideia.
Pode uma coisa dessas? A mulher quase tira a doutora da própria cadeira no
tapa!
-- Já vi que vocês merecem
nota zero em endomarketing.
-- Xi, lá vem você com nome de
remédio...
-- Não é nome de remédio não,
é marketing como o que já conversamos. O marketing é feito para fora. O
endomarketing, para dentro.
-- Um assopra e o outro
aspira, é assim? Hi hi hi hi...
-- Mais ou menos. Na verdade
marketing é o conjunto de ações que você faz para fora, para seu público
externo, e o endomarketing é o marketing que faz para dentro, para o seu
público interno.
-- Mas o que isso tem a ver
com a Dona Brilha?
-- Se ela nem sabia quem era a
Doutora Tíbia, e muito menos que a doutora iria trabalhar aí, houve uma falha
muito grande em sua comunicação e na divulgação da notícia.
-- Ué, se eu sabia ela deveria
saber...
-- Não é tão simples assim. O
endomarketing serve justamente para colocar todos os colaboradores de uma
empresa alinhados, trabalhando com um mesmo objetivo. Para isso eles precisam
de informação. Se ninguém disser a eles qual o objetivo que devem atingir,
quais as pessoas envolvidas, as falhas que existem, as soluções disponíveis
etc., como irão descobrir.
-- É mesmo... como irão
descobrir?
-- Criando um bom sistema de
comunicação interna. Aí todos sabem quem são os colaboradores, o que estão
fazendo ali, quais os objetivos da empresa. Comunicar é PRI-O-RI-DA-DE!
-- Se eu tiver uma filha vai
se chamar “Prioridade”.
-- Ah, Laura, você não vai
começar com brincadeiras, vai?
-- Tudo bem, eu prometo me comportar.
-- Então comece a pensar em
como melhorar a comunicação interna até nossa próxima conversa, está bem?
-- Sim. Depois a gente
conversa.
-- Tchau.
-- Tchau... [Dona Brilhaaaa! Precisamos conversaaaaar.]
*****
Acho
que já dá deu para você perceber que tivemos mudanças na comunicação interna,
no relacionamento entre os colaboradores, no endomarketing. Eu estava decidida
a transformar o consultório em um modelo de atendimento, coisa de primeiro
mundo.
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