Querida
amiga,
A
última conversa com meu misterioso amigo mexeu comigo, e seus e-mails eu leio
sempre e sempre para não perder nenhum detalhe. De repente fiquei tão
preocupada em ter uma boa aparência e a andar sempre limpinha e cheirosa! Não
conte para ninguém, mas eu costumava tomar banho dia sim, dia não. Agora até
lavo as mãos com frequência, pois aprendi que estou o dia todo em contato com
pessoas com problemas de saúde. Elas podem estar contaminadas com alguma
bactéria -- e aí eu vou pegar -- ou debilitadas por alguma enfermidade -- e aí
elas vão piorar. Descobri também a importância de uma boa apresentação pessoal
para impressionar bem os clientes e valorizar meu trabalho. Mas nem tudo estava
perfeito. Eu ainda tinha muito a aprender.
*****
-- Consultório do Doutor...
-- Sou eu novamente.
-- Ah! Que bom que ligou!
Fiquei preocupada de perder a aula de hoje -- posso chamar de aula? É que perdi
o ônibus e precisei vir “de a pé”.
-- Pode chamar de aula, sem
problema. Só não pode é chegar atrasada. Você talvez nunca fique sabendo
quantos clientes perdeu por ter chegado atrasada para abrir o consultório, caso
eles já tenham ido embora, cansados de esperar. Você nunca saberá, não é mesmo?
Agora, quanto a ter ido “de a pé”, aí vejo um problema sério.
-- Eu também vejo, porque
quando venho “de a pé”, tenho medo de ser assaltada por alguém “de
menor”. Sabe como é, aqueles trombadinhas. Quando venho de ônibus, tenho “menas”
preocupação.
-- Ai! Laura! Essa doeu!
-- Xiii... está passando mal
outra vez? Corre para cá que o Doutor Perônio resolve isso.
-- Não é a saúde. Doeu de
tantos erros de português que você cometeu. Você não vai “de a pé”, você
vai “a pé”. E o garoto não é “de menor”, ele é simplesmente “menor”.
Só isso. E nem pense em conseguir ter “menas” preocupação. Em qualquer
caso, você só pode ter “menos” preocupação. Acho que está precisando
aprender a se comunicar melhor.
-- Você acha, hein? Mas como
faço isso? Falo igual a todo mundo.
-- Acho que não fala não. Deve
estar falando igual a todo mundo que fala errado. Se prestar mais atenção, verá
que todos os dias você encontra pessoas que falam corretamente. Procure
imitá-las. Ler bons livros e revistas também é uma maneira de aprender a falar
corretamente.
-- Nossa! Este curso por
telefone está ficando complicado!
-- E vai ficar mais ainda
quando você precisar competir com outras profissionais que souberem falar
corretamente. Aí elas terão a preferência e você ficará a ver navios. As
pessoas estão cada vez mais preocupadas em aprender, por isso os cursos vivem
cheios. Mas você pode aprender também lendo e prestando atenção no que lê.
Agora se ficar lendo só bobagem...
-- É... as minhas leituras nem
sempre são lá essas coisas. Oba! Chegou um cliente! O que eu faço?
-- Ora, faça o que deve fazer.
O que você acha que é mais importante agora? Continuarmos nossa conversa ou você
atender o cliente?
-- Atender o cliente.
-- Então faça isso. Não vou
atrapalhar. Depois eu ligo. Tchau.
-- Tchau.
*****
Menina!
Não sei que tipo de feitiço esse professor desconhecido estava jogando para
cima de mim, mas quem me conhecia de antes já começava a dizer que eu estava
mudando. Assim que desliguei o telefone fui atender a mulher que tinha acabado
de chegar.
*****
-- Pois não, senhora, em que
posso ajudá-la?
-- Gostaria de marcar uma
consulta com o Doutor Perônio
-- Seu nome, por gentileza?
-- Maria do Socorro
-- É a primeira vez que a
senhora busca o socorro do Doutor
Perônio?
*****
Pois
é, não resisti fazer uma gracinha com o nome da dona... Mas eu já havia
melhorado bastante, apesar de perceber que ainda tinha muito a melhorar, pois
às vezes eu ainda agia por instinto e sem pensar. Eu estava gostando da mudança
e me sentia mais feliz; era como se aquele trabalho maçante de atender pessoas
tivesse se transformado numa coisa tão importante que eu já não podia me contentar
em atender de qualquer maneira. Comecei a ter muita vontade de aprender e
aquelas dicas certamente iriam me ajudar a progredir. Não via a hora de receber
o e-mail que eu tinha certeza que ele iria enviar com mais dicas de
atendimento.
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