Querida
amiga,
O
consultório do Doutor Perônio nem parecia o mesmo. Não havia mais cheiro de
fumaça de cigarro ou acetona no ar. Os clientes chegavam e saíam contentes. A
Laurinha aqui estava promovendo uma verdadeira revolução no atendimento e a
cada dia que passava eu descobria que existe sempre uma maneira melhor de se
atender.
*****
-- Clínica Tíbia e Perô...
-- Sou eu! Tudo bem com você?
-- Tudo ótimo. Quanto mais eu
organizo este consultório, mais fico animada com o trabalho e me simpatizo com
os clientes. Você sabia que tem uma cliente aqui que teve neném? Já comprei um
cartão para mandar.
-- Que ótimo! E por que
decidiu enviar o cartão, ou melhor, como soube que ela ia ganhar neném?
-- Bem, ela estava com uma
barriga enorme e eu sabia que não era inchaço...
-- Ok, você me pegou... mas
como soube do parto?
-- Liguei para saber se o
outro filho dela tinha passado no exame na escola -- sabe como é, ela estava
preocupadíssima com isso quando esteve aqui consultando -- e aí disseram que
ela estava na maternidade. Liguei lá, conversamos, e agora vou mandar o cartão.
-- Isso que você está fazendo
é gestão do relacionamento com o cliente.
-- No caso dela não seria
“GESTAÇÃO” do relacionamento...? Brincadeirinhaaaaaa!
-- É GESTÃO mesmo, de
GE-REN-CI-AR. Você obtém informações sobre seu cliente e passa a fazer coisas
com base nessas informações, como enviar um cartão de aniversário, perguntar se
o filho melhorou, saber se gostou das férias e coisas do tipo.
-- Mas é impossível fazer isso
com todos os clientes! Só me lembro de alguns.
-- Fazer de memória ou com
anotações aqui e ali é complicado. Por isso existem sistemas de CRM, que é a
sigla inglesa usada para gestão do relacionamento com o cliente. Esses sistemas
ajudam você a coletar e organizar as informações.
-- Para o atendimento ficar
mais personalizado?
-- Exato! Para o atendimento
ficar personalizado, algo familiar. Mas há clientes que não gostam muito de
certas familiaridades, e quando este for o caso esta informação deve constar do
cadastro deles para serem tratados da maneira como gostam e evitar que sintam
que sua privacidade está sendo invadida.
-- Já entendi. Por exemplo, eu
sei que você gosta de ligar para mim. Acertei?
-- Bem... eu... é... mas....
estou fazendo isto profissionalmente, entende?
-- Claro, entendo sim, e como entendo. Eu sei que você gosta de
ligar e você sabe que eu gosto de atender. Acho que estamos fazendo esse tal de
CRM, né?
-- É, mais ou menos... na
realidade cada um de nós está interessado naquilo que interessa ao outro e
deveria ser assim sempre em nosso relacionamento com o cliente. CRM não é um
sistema para se implantar, mas uma conduta para se cultivar.
-- Puxa, você fala cada coisa
bonita...
-- Acha mesmo? Então é melhor
pararmos por hoje. Amanhã a gente pode conversar mais.
-- É, amanhã a gente pode se
conhecer melhor...
-- Hein?!
-- Estou falando no sentido da
Gestão do Relacionamento com o Cliente. Não é este o nome?
-- É, então amanhã a gente
conversa, ok? Tchau e um bom dia para você.
-- Tchau.
*****
Aaaahhh....
confesso que se aquele cliente precisasse de alguém para fazer a gestão de
nosso relacionamento, eu seria toda gerente! Às vezes eu me empolgava demais. É
claro que neste caso o cliente estava mais para instrutor do que para cliente,
e parecia que seu interesse estava apenas em que eu tivesse qualidade no
atendimento. Ou será que ele estava interessado em mim? Passei aquele dia
sonhando acordada com a gestão do relacionamento com o cliente. Principalmente
com aquele cliente.
*****
Você pode contratar o conteúdo deste blog em forma de palestras, workshops ou treinamentos para eventos ou grupos in company (não disponível individualmente). Visite a página contendo uma descrição do tema em "Qualidade no Atendimento em Consultórios Médicos" ou entre agora mesmo em contato pelo email contato@mariopersona.com.br
|
0 comentários:
Postar um comentário