De: Cliente
Para: Recepcionista
Assunto: Qualidades pessoais de quem
sabe atender e encantar
Prezada
Laura,
Será
que meu e-mail anterior balançou a confiança que você tinha em seu modo de
atender? Se aconteceu, é um bom sinal. Você nunca irá aprender coisa alguma e
nem conseguirá crescer na carreira se achar que já atingiu a perfeição. Pessoas
sem humildade são assim. Nunca aceitam críticas, conselhos ou dicas para
melhorar. Acham que já são boas demais. Mas certamente você não é assim, não é
mesmo? Você deve ser alguém sempre pronta em reconhecer seus erros e buscar
desenvolver qualidades que possam encantar os clientes. Acertei? Mas, que
qualidades são essas?
http://youtu.be/7tbz1x7N5ZU
http://youtu.be/7tbz1x7N5ZU
Bom humor é uma
das mais importantes, embora pouca gente se lembre disso. Não pense que bom
humor seja algo para quando tudo vai bem. Não é assim. Qualquer qualidade pode
e deve ser desenvolvida principalmente quando há dificuldades. Você foi
contratada também para resolver problemas, e é com muito bom humor que deve
fazer isso. Mas bom humor apenas não resolve problemas. O que mais é preciso?
Criar confiança
no cliente. Sim, você deve fazer tudo para ele acreditar em você e ficar
tranquilo e confiante com o que você lhe disser. Como você trabalha no segmento
de saúde, lembre-se de que muitas das pessoas que você for atender estarão
passando por um período difícil. Estão provavelmente incomodadas por dores,
enfermidades, anseios e temores. Sua função é importantíssima: dar a essas
pessoas uma palavra amiga de encorajamento ou simplesmente um sorriso de quem
demonstra que está ao lado delas nesse momento. Mas ninguém irá confiar se você
não tiver uma postura ética. O que é isso?
Agir com ética
é colocar limites naquilo que você faz, sempre respeitando certas regras morais
e de bom relacionamento. O modo mais fácil de agir assim é perguntando: “Como
eu gostaria de ser tratada neste momento?”. Nem preciso dizer que para ter
uma postura ética você deve cultivar certos princípios morais, sem os quais é
impossível o convívio entre pessoas. Já que falamos em convívio, precisamos
falar em outra qualidade importante de quem atende, para que esse convívio seja
agradável. Estou me referindo à comunicação.
Comunicar é
expressar em palavras, gestos, atitudes, sorrisos ou de qualquer forma, aquilo
que você quer transmitir aos outros. Até um olhar comunica, não é mesmo? Como o
olhar daquela pessoa que faz você suspirar. Ahhh... você sabe quem é. Êpa!
Agora sou eu quem está faltando com a ética e entrando em assuntos do coração,
quando a hora é de aprender comunicação. Porém comunicação não é apenas falar
ou transmitir algo, mas muito mais ouvir e assimilar impressões. Um bom
comunicador sabe ouvir, analisar e falar. Mas será que é só assim que nos
comunicamos?
Não. Também nos
comunicamos por meio de nossa aparência, limpeza e asseio pessoal. Mais ainda,
nossa comunicação é expressa pela nossa pontualidade e a iniciativa de estarmos
sempre prontos a cumprir com nossas responsabilidades, ou pela maneira educada
como falamos com as pessoas. Enfim, por meio de tudo o que somos e fazemos
estamos comunicando algo aos outros. Até mesmo quando estamos parados.
Sim, até quando
estamos parados! Quando está parada ali na recepção, você acha que as
pessoas estão totalmente concentradas nas revistas que leem? Não. Elas olham
para você. Como é sentir-se vigiada assim o tempo todo? Bem, você sabe. Então,
capriche em tudo o que eu disse até aqui e você estará sempre comunicando
alegria, inteligência, simpatia, ética e beleza a seus clientes. E isso
retornará a você na forma de crescimento profissional e novas oportunidades.
Espero
ter ajudado um pouco mais e envio mais dicas de um bom atendimento, como fiz em
meu e-mail anterior.
Até
a próxima,
Seu
amigo Cliente.
*****
Anexo: Dicas de um bom atendimento
- Tenha autoconfiança, mas não arrogância e presunção. Se quiser crescer profissionalmente você deve estar sempre pronta a reconhecer seus erros, saber ouvir e se aperfeiçoar. Aprender é você descobrir todos os dias o quanto ainda não sabe.
- Trabalhe com qualidade. Pelo mesmo motivo que você não gosta de comprar produtos sem qualidade, seus clientes evitarão sua empresa se o atendimento não for de boa qualidade. Comece a pensar em si mesma como um produto que deve estar sendo sempre aperfeiçoado, incorporando novas qualidades para atrair seus clientes.
- Cultive o bom humor e procure enxergar sempre o lado positivo das coisas. Pessoas bem-humoradas irradiam simpatia, alegram o ambiente e se tornam mais acessíveis aos clientes.
- Cumpra suas obrigações com desenvoltura e confiança, aprendendo bem quais são as suas atividades. Pessoas que não têm certeza do que estão fazendo, ou são orgulhosas demais para admitir que possam errar, no fundo são inseguras, e isto é logo percebido pelos clientes. Reconheça imediatamente suas falhas e trate de corrigi-las, ao invés de ficar se defendendo o tempo todo.
- Tenha bem claro em sua mente o que pode e o que não pode ser feito em seu ambiente de trabalho. Dependendo da política adotada pela empresa, tirar proveito de seu cargo para obter vantagens junto a fornecedores ou clientes pode ser motivo de demissão. Tenha uma conduta ética para com todos.
- Aperfeiçoe sua comunicação, analisando sempre seu modo de falar, sorrir, andar e a maneira como fala ao telefone, e isto vale para todas as pessoas com as quais você se relaciona. Você não pode ter duas maneiras de se comunicar, uma rude, para com suas colegas no trabalho, e outra educada com os clientes. Trate suas colegas como se fossem suas clientes e, acima de tudo, aprenda a ouvir para saber falar.
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