-- Aaaaaiiiiii!!! A acetona
caiu na minha saia novaaaaa!
-- Alô,
de onde fala?
Do
outro lado da linha a voz mais linda do universo insistia em saber quem eu era,
mas na hora eu nem percebi isso.
-- Nooossaaaa! Abriu um buraco
no teciiiidooo!!!
Berrei
ainda mais, com raiva e vontade, ao ponto de minha boca espumar igual a cão
raivoso. A pobre alma do outro lado não fazia ideia do que estava acontecendo.
-- Aaaaiiiii!!! Furou o
carpete! E espirrou nas revistas no chão!
-- Hein! Não estou entendendo,
minha senhora...
-- Senhora uma ova! Quantos
anos você pensa que eu tenho?! Tenho idade para ser sua filha... Oops! Olhe moço,
num liga não, tá? O senhor não tem culpa... só acaba de provocar uma
tragédia.... furou minha saia, furou o tapete, furou a balada... Agora o Doutor
Perônio me mata!
-- Desculpe, mas eu só estava
querendo marcar uma consulta... É que não estou me sentindo muito bem...
-- E como o senhor acha que EU
estou me sentindo? Péssima! PÉS-SI-MA! Acho que vou ter um
treco! Nem devia ter saído de casa... Agora derramei tudo! Metade do vidro de
acetona foi parar na minha saia e metade no tapete!
-- Sinto muito... como foi que
aconteceu?
-- Ah, quer saber, quer? Eu já
tinha feito os pés e estava com eles em cima da mesa para secar, enquanto
lixava as unhas da mão. Quando o telefone tocou, corri para atender e não
deixar o cliente esperando e...
-- Correu para atender e não
deixar o cliente esperando? O telefone tocou um tempão! Parece que estou
esperando há um século!
-- Sabe o que é, moço, é
que... como posso explicar... eu estava longe do telefone...
-- Longe? Por acaso o telefone
não toca na sua mesa?
-- É, toca, mas...
-- Está bem, já entendi. Eu
estava dizendo que queria marcar uma consulta com o doutor porque não estava
passando bem. Mas se sobrevivi ao seu atendimento, acho que não preciso de
médico. Por acaso você tem um endereço de e-mail?
-- Tenho sim, é recepcionista@_____.com.br,
mas...
-- Não se preocupe, vou enviar
a você algumas dicas de atendimento, só isso. Se gostar, bom proveito, se não,
delete e pronto. Até logo!
--
tu... tu... tu... tu...
*****
Menina,
você acredita que ele desligou na minha cara! Ou, melhor dizendo, no meu
ouvido. Deixou-me ali, sozinha com meus pensamentos. Aliás, nem me lembro de
quanto tempo faz que vivo sozinha com meus pensamentos. Deve ser esta droga de
temperamento que mantém qualquer candidato a uma distância segura.
Da primeira
vez achei aquele cliente muito indelicado. Mas aí já não adiantava chorar a
acetona derramada, nem reclamar da saia furada. O negócio era terminar de fazer
as unhas e voltar a ler a revista enquanto acendia outro cigarro. Pena que era
homem... se fosse mulher eu ainda podia tentar vender uns brincos ou vidros de
xampu...”.
Vou
contar para você como fazia para atender o telefone. Eu atendia, pedia um
momento, colocava a mão sobre o bocal e ficava fazendo hora. É que eu achava
que se o atendimento fosse rápido as pessoas iriam pensar que o consultório
estava vazio. Era meu truquezinho para enganar o cliente.
Ah! Eu
quase ia me esquecendo de explicar a você como este diário vai acontecer.
Primeiro eu vou contar o que aconteceu comigo. Depois vou colar aqui os e-mails
que tenho recebido de um misterioso cliente que, assim do nada, entrou em minha
vida. Os e-mails desse cliente que acabou virando meu amigo são como inserções
didáticas em meu diário, uma espécie de análise de meu comportamento e as
devidas correções, o que pode ser muito útil se você for uma secretária,
recepcionista ou assistente. Uma vez meu amigo chamou suas dicas de “melhores
práticas de atendimento”. Uma graça, não é mesmo? As dicas não servem apenas
para quem faz o atendimento em clínicas e consultórios, mas em qualquer empresa
ou situação -- da multinacional ao botequim ali na esquina.
É
claro que os e-mails não têm este estilo gostoso e pessoal de meu diário, pois
meu amigo escreve e-mails como se estivesse escrevendo o capítulo de um livro
acadêmico. Mas veja o lado bom: se o chefe entrar na recepção e pegar você
lendo meu diário, abra imediatamente numa página onde meu amigo explica como
fazer um bom atendimento e seu conceito vai subir. Se estiver lendo em um
tablet, não abra nada ou as pecinhas vão se espalhar pelo chão.
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