Aprendizado continuo e atualizacao profissional

De: Cliente
Para: Recepcionista
Assunto: Aprendizado contínuo e atualização profissional
Prezada Laura,
Eu e você trabalhamos por um ou mais destes objetivos: Dinheiro, Prazer e Prestígio. Se você trabalhar apenas por dinheiro, será infeliz. Se trabalhar apenas por prazer ou prestígio, precisará ganhar seu pão de alguma outra maneira. O ideal é que você esteja motivada a trabalhar por pelo menos duas destas razões. E ao trabalhar, deve ter em mente que o que você está vendendo é o seu conhecimento e sua experiência em colocá-lo em prática. O profissional ou empresa para a qual você trabalha está pagando por suas habilidades e competências. Este é o “seu produto”. Mas como fazer para aperfeiçoar e valorizar esse produto?



Primeiro, é importante entender que esse “seu produto” corre o risco de ficar obsoleto a qualquer momento. Antigamente seria difícil conseguir trabalho se você não soubesse ler e escrever. Depois a exigência era datilografia, já que a maioria das empresas dependia das velhas máquinas de escrever. Hoje, qualquer pessoa para conseguir um bom emprego precisa estar familiarizada com o computador. Com a globalização constante tudo vai ficando cada vez mais conectado e os melhores empregos acabam ficando com quem fala mais de um idioma. Deu para perceber que você precisa estar sempre aprendendo algo novo para manter-se atualizada?
Mas não basta estudar. É preciso saber administrar o conhecimento que você adquire. Isto significa ser seletiva naquilo que deseja aprender, sempre visando a melhoria contínua de sua carreira profissional. É claro que nada disso se consegue sem esforço e sem correções constantes de rumo. Por isso é tão importante acatar as sugestões e até reclamações de outros, e principalmente fazer uma análise crítica de seu próprio trabalho, procurando identificar os pontos fracos a fim de melhorá-los. Mas, e o medo?
Exatamente, o medo de errar e principalmente de admitir os próprios erros é o maior obstáculo ao aprendizado contínuo. Veja que, se é contínuo, não tem fim e nem parada. Nem pense em considerar os diplomas ou certificados dos cursos que fizer como o fim de sua jornada de aprendizado. O diploma apenas marca o final de uma etapa. Não pode ser nunca seu ponto de chegada na viagem em busca da qualidade profissional. Você irá entender isso quando considerar a velocidade das mudanças. Já pensou no que aconteceria com um médico se parasse de se atualizar?
Qualquer médico que não esteja engajado em um aprendizado contínuo logo será deixado para trás, pois os avanços na medicina acontecem quase que diariamente. Qualquer curso que você fizer terá sido criado e desenvolvido levando em consideração a tecnologia, as descobertas e os avanços disponíveis até aquela data. Muito do conhecimento que temos hoje nem existia há vinte anos, e o que vamos saber daqui a vinte anos são coisas que hoje sequer imaginamos. Já deu para você perceber que não poderá parar de estudar, aprender e se aperfeiçoar?
Quer uma dica de como estar sempre atualizada? Considere o aprendizado uma aventura e cada novo conhecimento uma descoberta. Além dos cursos que você pode fazer em escolas convencionais, por correspondência ou via Web, ou ainda utilizando livros, áudios e vídeos, nada se compara ao que você pode aprender em seu próprio ambiente de trabalho. A empresa onde você trabalha é sua melhor escola, pois lhe dá uma visão da realidade e de como aplicar seu conhecimento teórico na prática do dia-a-dia. Por isso, os melhores cursos não são aqueles que lhe dão uma lista de regras para decorar, mas os que ensinam a pensar. Eles ajudam você a identificar, em seu trabalho, situações onde aplicar o que aprendeu para encantar seus clientes, colegas e colaboradores.
Por hoje é só,
O Cliente
*****
Anexo: Dicas de um bom atendimento

  • Em seu trabalho, procure sempre estar motivada por outras coisas além do dinheiro. Pessoas que trabalham apenas por dinheiro são frustradas e infelizes, pois sempre querem ganhar mais, o que nem sempre é possível. Mas quem trabalha por prazer, ou se sente recompensada pelo reconhecimento que os outros demonstram, está sempre feliz e motivada.
  • Aperfeiçoe sempre seu produto. Seu produto é seu conhecimento, suas competências e as habilidades que está sempre adquirindo. Se essas habilidades estiverem desatualizadas, obsoletas ou incompletas, você corre o risco de ser substituída por alguém mais competente e que tenha se dedicado mais ao aprendizado.
  • Administre sua carreira como se administrasse um negócio. Saiba investir nela, adquirindo novos conhecimentos e habilidades sempre que possível. Não desista, nem desanime, pois os resultados são compensadores. Ninguém consegue desenvolver uma carreira de sucesso da noite para o dia. Como diz o ditado, uma jornada de mil quilômetros começa com um passo.
  • Não estude apenas pelo diploma. Certificados e diplomas só mostram que você cumpriu uma etapa, mas não valem nada sem o conhecimento adquirido. Não tenha medo de errar ou de às vezes precisar voltar atrás para corrigir o que errou. Errando também se aprende, desde que o erro seja sempre corrigido.
  • Você tem o privilégio de trabalhar com profissionais de saúde, uma das carreiras que exigem maior atualização. As constantes descobertas da medicina obrigam o médico a se manter sempre atualizado. Você deve fazer o mesmo em sua área. O profissional que não busca se atualizar é como uma faca sem afiar.
  • Mais do que procurar estudar sempre, você precisa aprender como aprender. Isto significa saber selecionar as informações, leituras, cursos, palestras e seminários a que tem acesso. Nunca perca uma oportunidade de se aperfeiçoar e de se adaptar às novas condições de sua profissão. Os dinossauros se extinguiram talvez por não terem sido capazes de se adaptar às novas condições do planeta. 
*****

Você pode contratar o conteúdo deste blog em forma de palestras, workshops ou treinamentos para eventos ou grupos in company (não disponível individualmente). Visite a página contendo uma descrição do tema em "Qualidade no Atendimento em Consultórios Médicos" ou entre agora mesmo em contato pelo email contato@mariopersona.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

As 10+