Para: Recepcionista
Assunto: Aprendizado contínuo e
atualização profissional
Prezada
Laura,
Eu
e você trabalhamos por um ou mais destes objetivos: Dinheiro, Prazer e
Prestígio. Se você trabalhar apenas por dinheiro, será infeliz. Se trabalhar
apenas por prazer ou prestígio, precisará ganhar seu pão de alguma outra
maneira. O ideal é que você esteja motivada a trabalhar por pelo menos duas
destas razões. E ao trabalhar, deve ter em mente que o que você está vendendo é
o seu conhecimento e sua experiência em colocá-lo em prática. O profissional ou
empresa para a qual você trabalha está pagando por suas habilidades e
competências. Este é o “seu produto”. Mas como fazer para aperfeiçoar e
valorizar esse produto?
Primeiro, é
importante entender que esse “seu produto” corre o risco de ficar
obsoleto a qualquer momento. Antigamente seria difícil conseguir trabalho se
você não soubesse ler e escrever. Depois a exigência era datilografia, já que a
maioria das empresas dependia das velhas máquinas de escrever. Hoje, qualquer
pessoa para conseguir um bom emprego precisa estar familiarizada com o
computador. Com a globalização constante tudo vai ficando cada vez mais
conectado e os melhores empregos acabam ficando com quem fala mais de um
idioma. Deu para perceber que você precisa estar sempre aprendendo algo novo
para manter-se atualizada?
Mas não basta
estudar. É preciso saber administrar o conhecimento que você adquire. Isto
significa ser seletiva naquilo que deseja aprender, sempre visando a melhoria
contínua de sua carreira profissional. É claro que nada disso se consegue sem
esforço e sem correções constantes de rumo. Por isso é tão importante acatar as
sugestões e até reclamações de outros, e principalmente fazer uma análise
crítica de seu próprio trabalho, procurando identificar os pontos fracos a fim
de melhorá-los. Mas, e o medo?
Exatamente, o
medo de errar e principalmente de admitir os próprios erros é o maior obstáculo
ao aprendizado contínuo. Veja que, se é contínuo, não tem fim e nem parada. Nem
pense em considerar os diplomas ou certificados dos cursos que fizer como o fim
de sua jornada de aprendizado. O diploma apenas marca o final de uma etapa. Não
pode ser nunca seu ponto de chegada na viagem em busca da qualidade
profissional. Você irá entender isso quando considerar a velocidade das
mudanças. Já pensou no que aconteceria com um médico se parasse de se
atualizar?
Qualquer médico
que não esteja engajado em um aprendizado contínuo logo será deixado para trás,
pois os avanços na medicina acontecem quase que diariamente. Qualquer curso que
você fizer terá sido criado e desenvolvido levando em consideração a
tecnologia, as descobertas e os avanços disponíveis até aquela data. Muito do
conhecimento que temos hoje nem existia há vinte anos, e o que vamos saber
daqui a vinte anos são coisas que hoje sequer imaginamos. Já deu para você
perceber que não poderá parar de estudar, aprender e se aperfeiçoar?
Quer uma dica de
como estar sempre atualizada? Considere o aprendizado uma aventura e cada novo
conhecimento uma descoberta. Além dos cursos que você pode fazer em escolas
convencionais, por correspondência ou via Web, ou ainda utilizando livros,
áudios e vídeos, nada se compara ao que você pode aprender em seu próprio
ambiente de trabalho. A empresa onde você trabalha é sua melhor escola, pois
lhe dá uma visão da realidade e de como aplicar seu conhecimento teórico na
prática do dia-a-dia. Por isso, os melhores cursos não são aqueles que lhe dão
uma lista de regras para decorar, mas os que ensinam a pensar. Eles ajudam você
a identificar, em seu trabalho, situações onde aplicar o que aprendeu para
encantar seus clientes, colegas e colaboradores.
Por hoje é só,
O Cliente
*****
Anexo: Dicas de um bom atendimento
- Em seu trabalho, procure sempre estar motivada por outras coisas além do dinheiro. Pessoas que trabalham apenas por dinheiro são frustradas e infelizes, pois sempre querem ganhar mais, o que nem sempre é possível. Mas quem trabalha por prazer, ou se sente recompensada pelo reconhecimento que os outros demonstram, está sempre feliz e motivada.
- Aperfeiçoe sempre seu produto. Seu produto é seu conhecimento, suas competências e as habilidades que está sempre adquirindo. Se essas habilidades estiverem desatualizadas, obsoletas ou incompletas, você corre o risco de ser substituída por alguém mais competente e que tenha se dedicado mais ao aprendizado.
- Administre sua carreira como se administrasse um negócio. Saiba investir nela, adquirindo novos conhecimentos e habilidades sempre que possível. Não desista, nem desanime, pois os resultados são compensadores. Ninguém consegue desenvolver uma carreira de sucesso da noite para o dia. Como diz o ditado, uma jornada de mil quilômetros começa com um passo.
- Não estude apenas pelo diploma. Certificados e diplomas só mostram que você cumpriu uma etapa, mas não valem nada sem o conhecimento adquirido. Não tenha medo de errar ou de às vezes precisar voltar atrás para corrigir o que errou. Errando também se aprende, desde que o erro seja sempre corrigido.
- Você tem o privilégio de trabalhar com profissionais de saúde, uma das carreiras que exigem maior atualização. As constantes descobertas da medicina obrigam o médico a se manter sempre atualizado. Você deve fazer o mesmo em sua área. O profissional que não busca se atualizar é como uma faca sem afiar.
- Mais do que procurar estudar sempre, você precisa aprender como aprender. Isto significa saber selecionar as informações, leituras, cursos, palestras e seminários a que tem acesso. Nunca perca uma oportunidade de se aperfeiçoar e de se adaptar às novas condições de sua profissão. Os dinossauros se extinguiram talvez por não terem sido capazes de se adaptar às novas condições do planeta.
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