Meu setimo dia

Querida amiga,
Quem me viu e quem me vê! Até eu fico impressionada quando percebo o quanto as coisas mudaram no consultório do Doutor Perônio. O grande número de clientes fez com que ele convidasse a Doutora Tíbia para ampliar o atendimento. Eu logo vi que aquilo trouxe ainda mais novos clientes, principalmente mulheres que se sentiam pouco à vontade quando eram atendidas por um homem. Eu ainda não sabia se a Doutora Tíbia seria um osso duro de roer, só convivendo para saber. Mas decidi ajudá-la assim mesmo, porque aprendi que o sucesso da empresa resulta no sucesso de todos os que trabalham nela.
*****

-- Clínica Tíbia e Perônio às suas ordens.
-- Mudanças?
-- Ah! Oi, é você? Sim, você se lembra de que eu contei que a Doutora Tíbia viria para cá? Pois é, agora eles estão juntos... quero dizer, estão trabalhando juntos. Quando vejo os dois trabalhando sinto que foram feitos um para o outro.
-- Ah... E o consultório virou clínica? “Tíbia e Perônio”?
-- Mais ou menos... foi ideia minha. É que estou percebendo que algumas mulheres preferem ser atendidas por mulheres. Então atendo falando primeiro o nome da Doutora Tíbia e depois do Doutor Perônio.
-- O que você está fazendo é marketing.
-- Marte-o-quê?
-- Não é MARTE, é M-A-R-K-E-T-I-N-G.
-- E o que é isso?
-- Um conjunto de coisas que você faz visando identificar as necessidades, desejos e expectativas de seus clientes, atrair novos clientes e manter aqueles que já possui, criar uma imagem melhor de seus serviços, desenvolver estratégias para ampliar sua participação no mercado, analisar os pontos fortes e fracos de seus competidores, uma porção de coisas...
-- Nossa! E eu estava fazendo tudo isso e nem reparei! Não é à toa que tenho me sentido cansada... Acho que vou pedir aumento...
-- Bem, você não estava fazendo TUDO isso, mas aplicando alguns conceitos de marketing em seu atendimento. Por exemplo, quando você percebeu que algumas mulheres preferiam a Doutora Tíbia...
-- É, mas algumas ainda preferem o Doutor Perônio.
-- E você, prefere quem?
-- Prefiro você...
-- Lauraaaa, olha a ética no atendimentoooo!
-- Ai, desculpe... foi sem querer. Estou até vermelha de vergonha... ou será o calor? Ufa! Está esquentando aqui... acho que vou desligar e ir lá fora tomar um vento. Assim aproveito para pendurar a faixa.
-- Que faixa?!!
-- A faixa que mandei pintar para pendurar nos postes, de um lado ao outro da rua. Diz assim: “VENHA CONHECER A DOUTORA TÍBIA -- A MELHOR MÉDICA DO PEDAÇO! GRANDE PROMOÇÃO! FAÇA DUAS CONSULTAS E GANHE UMA INTEIRAMENTE GRÁTIS”. Gostou?
-- Ai, Laura! Cancele imediatamente!
-- Ué... você não estava falando de marketing?!
-- Estava, mas não desse tipo de marketing. Para cada área existe uma forma diferente de se fazer propaganda, que é uma das ferramentas do marketing, e na área médica a coisa toda deve ser muito bem pensada. O marketing médico deve ser ético, com ações que não firam as regras da profissão, que não choquem os clientes e nem criem constrangimento nos colegas. Você vai conseguir errar em todas estas coisas se pendurar essa faixa aí.
-- Meeeesmo?! Não sabia... é, acho que vou cortar a faixa em pedaços e fazer pano de passar no chão... menos o pedaço com o nome da doutora, claro.
-- Bem pensado. Vou ficando por aqui, antes que você tenha outro desses espasmos de criatividade. Sempre pergunte antes de fazer algo, tá? Aposto como você não perguntou nem mesmo para a Doutora Tíbia o que ela achava da ideia, perguntou?
-- Não, eu queria fazer uma surpresa.
-- Tenho certeza de que ela iria ficar muito surpresa! Então da próxima vez lembre-se: apesar de você ter certa autonomia para agir, é importante sempre consultar seus superiores. Você queria arranjar pacientes para se consultarem com a Doutora Tíbia, mas se esqueceu de marcar uma consulta com ela para saber o diagnóstico para sua ação!
-- É, mas aprendi a lição... Agora preciso desligar porque chegou um cliente. Até outra hora.
-- Até mais.
*****
Aquela foi mais uma que aprendi! Mas se você pensa que a lição foi só de marketing, não foi. O mais importante para mim foi entender que sempre é bom consultar alguém antes de sair fazendo as coisas, principalmente numa área que não é a minha. A partir daquele dia passei a ter mais cuidado para não me apressar e aprontar alguma. Ou não? Bem, quando sou eu quem está no pedaço, nunca se sabe o que pode acontecer, não é mesmo? Nem mesmo eu sei de quê eu sou capaz! Duvida? Então veja o que aconteceu depois. Mas antes leia o e-mail de meu amigo com suas dicas de marketing.
*****

Você pode contratar o conteúdo deste blog em forma de palestras, workshops ou treinamentos para eventos ou grupos in company (não disponível individualmente). Visite a página contendo uma descrição do tema em "Qualidade no Atendimento em Consultórios Médicos" ou entre agora mesmo em contato pelo email contato@mariopersona.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

As 10+