Quem
me viu e quem me vê! Até eu fico impressionada quando percebo o quanto as
coisas mudaram no consultório do Doutor Perônio. O grande número de clientes
fez com que ele convidasse a Doutora Tíbia para ampliar o atendimento. Eu logo
vi que aquilo trouxe ainda mais novos clientes, principalmente mulheres que se
sentiam pouco à vontade quando eram atendidas por um homem. Eu ainda não sabia
se a Doutora Tíbia seria um osso duro de roer, só convivendo para saber. Mas
decidi ajudá-la assim mesmo, porque aprendi que o sucesso da empresa resulta no
sucesso de todos os que trabalham nela.
*****
-- Clínica Tíbia e Perônio
às suas ordens.
-- Mudanças?
-- Ah! Oi, é você? Sim, você
se lembra de que eu contei que a Doutora Tíbia viria para cá? Pois é, agora
eles estão juntos... quero dizer, estão trabalhando
juntos. Quando vejo os dois trabalhando sinto que foram feitos um para o outro.
-- Ah... E o consultório virou
clínica? “Tíbia e Perônio”?
-- Mais ou menos... foi ideia
minha. É que estou percebendo que algumas mulheres preferem ser atendidas por
mulheres. Então atendo falando primeiro o nome da Doutora Tíbia e depois do
Doutor Perônio.
-- O que você está fazendo é
marketing.
-- Marte-o-quê?
-- Não é MARTE, é
M-A-R-K-E-T-I-N-G.
-- E o que é isso?
-- Um conjunto de coisas que
você faz visando identificar as necessidades, desejos e expectativas de seus
clientes, atrair novos clientes e manter aqueles que já possui, criar uma
imagem melhor de seus serviços, desenvolver estratégias para ampliar sua
participação no mercado, analisar os pontos fortes e fracos de seus
competidores, uma porção de coisas...
-- Nossa! E eu estava fazendo
tudo isso e nem reparei! Não é à toa que tenho me sentido cansada... Acho que
vou pedir aumento...
-- Bem, você não estava
fazendo TUDO isso, mas aplicando alguns conceitos de marketing em seu
atendimento. Por exemplo, quando você percebeu que algumas mulheres preferiam a
Doutora Tíbia...
-- É, mas algumas ainda
preferem o Doutor Perônio.
-- E você, prefere quem?
-- Prefiro você...
-- Lauraaaa, olha a ética no
atendimentoooo!
-- Ai, desculpe... foi sem
querer. Estou até vermelha de vergonha... ou será o calor? Ufa! Está
esquentando aqui... acho que vou desligar e ir lá fora tomar um vento. Assim
aproveito para pendurar a faixa.
-- Que faixa?!!
-- A faixa que mandei pintar
para pendurar nos postes, de um lado ao outro da rua. Diz assim: “VENHA
CONHECER A DOUTORA TÍBIA -- A MELHOR MÉDICA DO PEDAÇO! GRANDE PROMOÇÃO! FAÇA
DUAS CONSULTAS E GANHE UMA INTEIRAMENTE GRÁTIS”. Gostou?
-- Ai, Laura! Cancele
imediatamente!
-- Ué... você não estava
falando de marketing?!
-- Estava, mas não desse tipo de marketing. Para cada área
existe uma forma diferente de se fazer propaganda, que é uma das ferramentas do
marketing, e na área médica a coisa toda deve ser muito bem pensada. O
marketing médico deve ser ético, com ações que não firam as regras da
profissão, que não choquem os clientes e nem criem constrangimento nos colegas.
Você vai conseguir errar em todas estas coisas se pendurar essa faixa aí.
-- Meeeesmo?! Não sabia... é,
acho que vou cortar a faixa em pedaços e fazer pano de passar no chão... menos
o pedaço com o nome da doutora, claro.
-- Bem pensado. Vou ficando por
aqui, antes que você tenha outro desses espasmos de criatividade. Sempre pergunte
antes de fazer algo, tá? Aposto como você não perguntou nem mesmo para a Doutora
Tíbia o que ela achava da ideia, perguntou?
-- Não, eu queria fazer uma
surpresa.
-- Tenho certeza de que ela iria
ficar muito surpresa! Então da próxima vez lembre-se: apesar de você ter certa
autonomia para agir, é importante sempre consultar seus superiores. Você queria
arranjar pacientes para se consultarem com a Doutora Tíbia, mas se esqueceu de
marcar uma consulta com ela para saber o diagnóstico para sua ação!
-- É, mas aprendi a lição...
Agora preciso desligar porque chegou um cliente. Até outra hora.
-- Até mais.
*****
Aquela
foi mais uma que aprendi! Mas se você pensa que a lição foi só de marketing,
não foi. O mais importante para mim foi entender que sempre é bom consultar
alguém antes de sair fazendo as coisas, principalmente numa área que não é a
minha. A partir daquele dia passei a ter mais cuidado para não me apressar e
aprontar alguma. Ou não? Bem, quando sou eu quem está no pedaço, nunca se sabe
o que pode acontecer, não é mesmo? Nem mesmo eu sei de quê eu sou capaz!
Duvida? Então veja o que aconteceu depois. Mas antes leia o e-mail de meu amigo
com suas dicas de marketing.
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