Para: Recepcionista
Assunto: Marketing médico
Prezada Laura,
Veja só, Laura,
sem saber você acabou virando marketeira!
Será que entendeu bem o que é marketing? Vamos reforçar: Marketing é o conjunto
de ações que ajudam você a desenvolver seu produto ou serviço, definir
vantagens e pontos fracos, identificar seu público alvo e desenvolver formas de
promoção e venda. Ufa! Que definição, hein? Bem, tudo isso deve ser acompanhado
de um plano ou estratégia definida de antemão ou desenvolvida ao longo de sua
execução. Mas que ações são estas que podem ajudar um serviço ou profissional a
desenvolver com maior precisão produtos e serviços para seu mercado e ficar
mais conhecido para conquistar mais clientes?
São várias, e
dificilmente seríamos capazes de falar de todas aqui. Uma delas é a assessoria
de imprensa, uma das ferramentas do marketing que é um serviço normalmente executado
por jornalistas ou firmas especializadas, que ajudam o profissional ou a
empresa a conquistar espaço na mídia. Por não se tratar de anúncios
publicitários ou propaganda convencional, pode ser a forma mais ética de se
divulgar os serviços de profissionais liberais como médicos, ou de empresas
como clínicas ou consultórios. Geralmente isto é feito por meio de entrevistas,
artigos ou matérias em jornais, revistas ou sites, participação em programas de
rádio ou TV etc. A propaganda é outra ação de marketing, porém deve ser
praticada com as ressalvas impostas pelo tipo de atividade.
Considere, por
exemplo, o segmento de saúde no qual você atua, com todas as restrições que lhe
são peculiares. Não ficaria bem e nem seria ético o médico promover seus serviços
como quem vende peixe no mercado. Mas, por outro lado, o profissional da saúde
já não pode mais ficar esperando pelo cliente. Vivemos em uma sociedade
extremamente competitiva, que nos diz o que comprar, o que vestir, o que comer,
o que fazer ou aonde ir. Não faria sentido o médico adotar uma atitude passiva
e ficar esperando pelo cliente. Pessoas e empresas por aí estão atentas para as
necessidades humanas e se apressam em mostrar que podem satisfazê-las. E o
profissional da saúde, o que pode fazer?
Respeitando os
limites estabelecidos pelos conselhos que regulam a profissão e principalmente
pelo bom senso, também é possível cativar clientes usando de um marketing ético
para a área médica. Sabe como? Dentre as necessidades de todo ser humano, a
saúde deveria ser a mais importante em nossa lista de prioridades. Mas nem
sempre é assim. Obviamente as pessoas desejam saúde, mas precisam ser
constantemente lembradas disso. Hospitais, clínicas e planos de saúde já têm
suas estratégias de marketing, mas instituição nenhuma pode dar às pessoas
aquilo que elas procuram: um rosto. Esse rosto humano que as pessoas esperam
encontrar é o profissional de saúde.
Ser humano é a
melhor estratégia de marketing que um médico ou consultório pode adotar, mas a
mesma estratégia pode ser adaptada e adotada também por outros segmentos de
negócios. Pessoas que buscam auxílio médico estão sempre desejando encontrar um
ser humano do outro lado da mesa. Alguém que as compreenda, que sinta o seu
sofrimento, com quem possam caminhar nessas horas difíceis. Deu para perceber
como o seu trabalho é importante na estratégia de marketing da empresa onde
trabalha?
Quando a
empresa é grande, o mais provável é que exista um departamento cuidando só do
marketing. Os profissionais especializados em marketing irão procurar detectar
o valor que os clientes enxergam em seus serviços e, a partir disso, definir a
imagem que eles fazem do profissional ou da empresa onde são atendidos. Irão
também descobrir o tipo de cliente que a empresa atende ou gostaria de atender
e, com estas informações, definir as ações de marketing.
Saber quais são
os principais competidores -- outros profissionais ou empresas que oferecem os
mesmos serviços -- é outra medida importante. Tudo isso será levado em conta na
hora de preparar o material promocional ou até a decoração da recepção e a
forma de atendimento. Com que objetivo? Atrair novos clientes e não perder os
atuais. Os mesmos objetivos que você busca ao ler este texto para melhorar a
qualidade de seu atendimento.
Até a próxima,
O Cliente
*****
Anexo: Dicas de um bom atendimento
·
Marketing
é um conjunto de ações para promover seus serviços. Geralmente é criado um
plano de marketing que define quais as ações que serão mais adequadas ao
serviço.
·
Uma
das melhores maneiras de se divulgar o trabalho de um médico ou profissional
liberal é por meio de uma presença na mídia, não exatamente falando de seus
serviços, mas ajudando a comunidade com informações relevantes para o público.
Pessoas que são ajudadas sempre se lembram de quem as ajudou.
·
Artigos
em jornais, revistas e sites, entrevistas em rádio e TV, relacionamento com
médicos de outras especialidades, atendimento profissional e bem treinado --
tudo isso faz parte de uma estratégia de marketing.
·
O
marketing médico deve levar em consideração aspectos éticos. Não pode jamais
entrar em conflito com os limites estabelecidos pelos conselhos que regulam a
profissão, nem causar qualquer constrangimento na população ou criar condições
de concorrência desleal com outros profissionais da área médica.
·
Investir
na humanização do atendimento ainda é a melhor maneira de se conquistar o
coração e a mente dos clientes, fazendo deles aliados fiéis na divulgação das
habilidades e competências do profissional ou da empresa. A melhor publicidade
ainda é a que aproveita o poder da indicação pessoal, o que hoje ficou mais
fácil com as redes sociais e o poder de comunicação individual.
·
Sempre
que possível, a empresa deve contratar profissionais especializados em
marketing, principalmente aqueles que já tenham conhecimento das
particularidades do segmento. Esses profissionais saberão como melhor conduzir
uma estratégia de comunicação e marketing, pois é a especialidade deles.
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