Marketing medico

De: Cliente
Para: Recepcionista
Assunto: Marketing médico
Prezada Laura,
Veja só, Laura, sem saber você acabou virando marketeira! Será que entendeu bem o que é marketing? Vamos reforçar: Marketing é o conjunto de ações que ajudam você a desenvolver seu produto ou serviço, definir vantagens e pontos fracos, identificar seu público alvo e desenvolver formas de promoção e venda. Ufa! Que definição, hein? Bem, tudo isso deve ser acompanhado de um plano ou estratégia definida de antemão ou desenvolvida ao longo de sua execução. Mas que ações são estas que podem ajudar um serviço ou profissional a desenvolver com maior precisão produtos e serviços para seu mercado e ficar mais conhecido para conquistar mais clientes?



São várias, e dificilmente seríamos capazes de falar de todas aqui. Uma delas é a assessoria de imprensa, uma das ferramentas do marketing que é um serviço normalmente executado por jornalistas ou firmas especializadas, que ajudam o profissional ou a empresa a conquistar espaço na mídia. Por não se tratar de anúncios publicitários ou propaganda convencional, pode ser a forma mais ética de se divulgar os serviços de profissionais liberais como médicos, ou de empresas como clínicas ou consultórios. Geralmente isto é feito por meio de entrevistas, artigos ou matérias em jornais, revistas ou sites, participação em programas de rádio ou TV etc. A propaganda é outra ação de marketing, porém deve ser praticada com as ressalvas impostas pelo tipo de atividade.
Considere, por exemplo, o segmento de saúde no qual você atua, com todas as restrições que lhe são peculiares. Não ficaria bem e nem seria ético o médico promover seus serviços como quem vende peixe no mercado. Mas, por outro lado, o profissional da saúde já não pode mais ficar esperando pelo cliente. Vivemos em uma sociedade extremamente competitiva, que nos diz o que comprar, o que vestir, o que comer, o que fazer ou aonde ir. Não faria sentido o médico adotar uma atitude passiva e ficar esperando pelo cliente. Pessoas e empresas por aí estão atentas para as necessidades humanas e se apressam em mostrar que podem satisfazê-las. E o profissional da saúde, o que pode fazer?
Respeitando os limites estabelecidos pelos conselhos que regulam a profissão e principalmente pelo bom senso, também é possível cativar clientes usando de um marketing ético para a área médica. Sabe como? Dentre as necessidades de todo ser humano, a saúde deveria ser a mais importante em nossa lista de prioridades. Mas nem sempre é assim. Obviamente as pessoas desejam saúde, mas precisam ser constantemente lembradas disso. Hospitais, clínicas e planos de saúde já têm suas estratégias de marketing, mas instituição nenhuma pode dar às pessoas aquilo que elas procuram: um rosto. Esse rosto humano que as pessoas esperam encontrar é o profissional de saúde.
Ser humano é a melhor estratégia de marketing que um médico ou consultório pode adotar, mas a mesma estratégia pode ser adaptada e adotada também por outros segmentos de negócios. Pessoas que buscam auxílio médico estão sempre desejando encontrar um ser humano do outro lado da mesa. Alguém que as compreenda, que sinta o seu sofrimento, com quem possam caminhar nessas horas difíceis. Deu para perceber como o seu trabalho é importante na estratégia de marketing da empresa onde trabalha?
Quando a empresa é grande, o mais provável é que exista um departamento cuidando só do marketing. Os profissionais especializados em marketing irão procurar detectar o valor que os clientes enxergam em seus serviços e, a partir disso, definir a imagem que eles fazem do profissional ou da empresa onde são atendidos. Irão também descobrir o tipo de cliente que a empresa atende ou gostaria de atender e, com estas informações, definir as ações de marketing.
Saber quais são os principais competidores -- outros profissionais ou empresas que oferecem os mesmos serviços -- é outra medida importante. Tudo isso será levado em conta na hora de preparar o material promocional ou até a decoração da recepção e a forma de atendimento. Com que objetivo? Atrair novos clientes e não perder os atuais. Os mesmos objetivos que você busca ao ler este texto para melhorar a qualidade de seu atendimento.
Até a próxima,
O Cliente
*****
Anexo: Dicas de um bom atendimento
·      Marketing é um conjunto de ações para promover seus serviços. Geralmente é criado um plano de marketing que define quais as ações que serão mais adequadas ao serviço.
·      Uma das melhores maneiras de se divulgar o trabalho de um médico ou profissional liberal é por meio de uma presença na mídia, não exatamente falando de seus serviços, mas ajudando a comunidade com informações relevantes para o público. Pessoas que são ajudadas sempre se lembram de quem as ajudou.
·      Artigos em jornais, revistas e sites, entrevistas em rádio e TV, relacionamento com médicos de outras especialidades, atendimento profissional e bem treinado -- tudo isso faz parte de uma estratégia de marketing.
·      O marketing médico deve levar em consideração aspectos éticos. Não pode jamais entrar em conflito com os limites estabelecidos pelos conselhos que regulam a profissão, nem causar qualquer constrangimento na população ou criar condições de concorrência desleal com outros profissionais da área médica.
·      Investir na humanização do atendimento ainda é a melhor maneira de se conquistar o coração e a mente dos clientes, fazendo deles aliados fiéis na divulgação das habilidades e competências do profissional ou da empresa. A melhor publicidade ainda é a que aproveita o poder da indicação pessoal, o que hoje ficou mais fácil com as redes sociais e o poder de comunicação individual.
·      Sempre que possível, a empresa deve contratar profissionais especializados em marketing, principalmente aqueles que já tenham conhecimento das particularidades do segmento. Esses profissionais saberão como melhor conduzir uma estratégia de comunicação e marketing, pois é a especialidade deles.
*****

Você pode contratar o conteúdo deste blog em forma de palestras, workshops ou treinamentos para eventos ou grupos in company (não disponível individualmente). Visite a página contendo uma descrição do tema em "Qualidade no Atendimento em Consultórios Médicos" ou entre agora mesmo em contato pelo email contato@mariopersona.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

As 10+